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Por que a 26ª Bienal Internacional do livro de São Paulo, que ocorreu de 02 a 10 de julho de 2022, já é considerada a “Bienal das Bienais”? Os números dessa edição impressionam; de acordo com o balanço oficial, a Bienal contou com um público de 660 mil pessoas, número 10% maior que na última edição, em 2018. Além disso, segundo pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTur), através do Observatório do Turismo, da São Paulo Turismo (SPturis), o ticket-médio foi de R$ 226,94: um aumento de 40%.

A editora Vivian Vardasca, de 27 anos, frequentadora da Bienal há anos, afirma que a sensação de estar lá é de êxtase: “andar olhando para os stands e livros expostos, é meio doido como a mente funciona nesses tipos de eventos, você não quer perder um minuto e se sente meio aérea”, mas, ainda assim, considera o reencontro de amigos, que fez ao longo de anos no meio literário, a melhor parte do evento. Vivian também participou de sessões de autógrafos e comentou que o valor de alguns livros estavam bem acima do esperado. Ela pretende ir nas próximas bienais, inclusive para a edição do Rio, que nunca foi.

Esta edição teve como tema “Todo mundo sai melhor do que entrou”. A frase, escolhida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), tem o objetivo de reafirmar o poder transformador do livro e o evento como polo de encontro com o saber.

Na perspectiva da editora Intrínseca, participante do evento, a editora de marketing Heloiza Daou comenta sobre o público: “Sempre nos preparamos para um público grande quando se trata de eventos deste porte, mas não sabíamos como seria exatamente o comportamento do público leitor após quatro anos sem evento em São Paulo e com uma pandemia no meio. Imaginávamos que teríamos uma grande presença, mas podemos dizer que recebemos muito mais gente do que o esperado.”

Ainda segundo Heloiza, a respeito da divulgação, a estratégia é que “Toda a comunicação e divulgação do evento, das promoções e da nossa programação de autores é feita nas redes sociais da editora com uma antecedência de ao menos 15 dias. Durante o evento o estande da Intrínseca entra em toda comunicação oficial da Bienal do Livro, feita pela organização geral.” Ela também afirma que os livros mais vendidos da editora nessa edição da Bienal foram os voltados para o público jovem, muito comentados nas redes sociais.

A Bienal

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é o grande momento do livro no Brasil. É palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, que preparam seus lançamentos para esse período. Além da larga oferta de livros, a Bienal do Livro oferece uma intensa programação cultural, desenvolvida para despertar o gosto pela leitura. Ponto de Encontro da Cultura e do Lazer, segundo vias oficiais do evento.

A próxima Bienal Internacional do Livro de São Paulo ainda não tem data definida. Em Goiás, a última Bienal do Livro de que se tem notícia ocorreu de 29 de abril a 3 de maio de 2009, há 13 anos.

2 thoughts on “Venda de livros tem aumento exponencial durante a 26ª Bienal Internacional do Livro”
  1. Maravilhosa notícia! bah, mas que jornalista aguçada e eloquente. Tenho muito orgulho de ti! Na próxima bienal do livro, espero que possamos ir juntas.

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