- Educação Sexual: Diálogo mais que necessário - 11 de agosto de 2023
- Emmy 2023: Confira a lista de indicados - 12 de julho de 2023
- Criminalização da LGBTfobia: O que falta para esse debate? - 7 de julho de 2023
O mais importante evento de cinema já começou e acontece do dia 16 a 27 de maio.
O 76º Festival de Cannes começou nesta terça (16), um dos eventos mais divulgados do mundo e o festival de cinema mais importante do ponto de vista internacional. Seguindo com o intuito de prestigiar filmes e produções, o festival acontece anualmente com diversas premiações, além da mais importante premiação: a Palma de Ouro, o símbolo imutável do Festival de Cinema de Cannes.
Inaugurado em 1939, anteriormente era conhecido como Festival Internacional de Cinema. Tem uma alma festiva e conta com a presença de personalidades do mundo do cinema, tornando-se um local de encontro para artistas, diretores, produtores e distribuidores.
Uma breve história do Festival
Tudo começou com um protesto. Quando em 1939, revoltada com a corrupção política na cultura europeia, a França decidiu criar, com o apoio de americanos e britânicos, a sua própria premiação: O Festival International du Film, entretanto, foi cancelado após a exibição de um único filme.
O festival retorna então em 1946, em Cannes, fazendo sua estreia no dia 20 de setembro desse mesmo ano. Até 2002 o festival era conhecido como Festival International du Film, mas rapidamente ganhou muita popularidade e reconhecimento e então passou a ser chamado de Festival de Cannes por acontecer na cidade francesa que leva o mesmo nome.
As primeiras edições do festival foram realizadas em um cassino antigo, mas os planos para a construção de uma sede própria já existiam desde o começo. Foi difícil para o festival se firmar, tanto que houve um cancelamento, em 1948, por problemas no orçamento. Apesar disso, volta fielmente em ativa no ano de 1951. Com local definido e data fixa marcada entre os meses de maio e junho.
Prêmio: Palma de Ouro
Feito à mão na Suíça, nas oficinas da Chopard em Genebra, é o maior prêmio do evento. No final de 1954 a Direção do Festival convidou vários joalheiros a apresentarem projetos de palmeiras, em referência ao brasão da cidade de Cannes. O desenho escolhido é da designer de joias Lucienne Lazon.
Em 1955, a primeira Palma de Ouro da história do Festival foi concedida para Delbert Mann por seu filme Marty.
Desde 1975, passou por diversas alterações e melhorias. Logo passou a ser o principal e o último prêmio anunciado durante os Prêmios, por ordem crescente de importância.
Como funciona?
O festival não é somente competitivo: há algumas premiações, mas o objetivo é buscar o debate sobre cinema. Ter a troca de experiências, propor o diálogo acerca da 7ª arte e compreender o que está sendo produzido ao redor do mundo.
O festival aceita e recebe inscrições do mundo inteiro, e essas inscrições são avaliadas e analisadas por uma equipe de especialistas. Além disso, o festival também exibe e premia obras cinematográficas de estudantes de cinema. Não se prende somente a grandes diretores renomados.
Não se pode esquecer do Red Carpet com cerca de 60 metros e 24 degraus. No tapete vermelho passam profissionais do cinema do mundo todo, inclusive as celebridades nacionais e internacionais.
Por fim, o Festival dura cerca de duas semanas e é dividido em algumas categorias: Competição, Um certo olhar, Quinzena dos Diretores, Semana da Crítica e Cinéfondation.
Festival de Cannes 2023
Este ano acontece a 76ª edição que acontece de 16 a 27 de maio. É uma edição um tanto quanto especial, pois pela primeira vez na história de Cannes, seis cineastas estarão em competição oficial pela Palma de Ouro.
Para este ano, o evento escolheu homenagear um monumento do cinema francês: Catherine Deneuve.
Catherine Deneuve tem uma longa história em Cannes, onde foi notavelmente vice-presidente do júri em 1994 e onde recebeu a Palma de Honra em 2005.
Para a homenagem foi feito um pôster produzido, em preto e branco, por Hartland Villa (Lionel Avignon, Stefan de Vivies) a partir de uma foto de Jack Garofalo no set de La Chamade , filme dirigido por Alain Cavalier
Por fim, vale ressaltar o aumento de mulheres nessa premiação. Em toda história do festival, apenas duas mulheres ganharam a Palma de Ouro. Apesar de ser um avanço que nessa edição tenhamos um aumento da participação feminina, é importante atentar que o número de filmes realizados por mulheres ainda permanece abaixo de 50% na 76ª edição de Cannes, demonstrando uma desigualdade.