Goiás, um dos maiores produtores de alimentos do país, ainda enfrenta a fome e a pobreza.

Apesar do valor da produção do Estado atingir R$ 77,1 bilhões em 2022, representando 9,3% do valor de produção nacional e de ser reconhecido como um dos principais celeiros agrícolas do Brasil, o Estado de Goiás enfrenta uma realidade preocupante no que diz respeito à fome e à pobreza.
out 17, 2023 ,
Tempo de leitura: 3 min

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Economia (FGV – Ibre), 30,1% da população de Goiás vive em situação de extrema pobreza, e o estado ocupa a quinta posição no ranking de aumento da pobreza no país. No entanto, a coexistência da prosperidade agrícola com altos índices de pobreza intriga e gera perguntas importantes.

Visando entender a situação de pessoas que estão nessa situação, fui atrás de uma entidade filantrópica, chamada Associação do Tio Cleobaldo. Sem fins lucrativos, ela atua há mais de 40 anos, com sede em Goiânia/GO, tendo como sua principal atividade a distribuição de alimentos prontos às pessoas em situação de rua.

Em entrevista à Maylla Amorim Lopes Rigonato, Assistente Social e voluntária da entidade. Levantamos várias dúvidas sobre a situação dessas pessoas. Em resposta disse Maylla sobre empatia ao próximo. As pessoas julgam aqueles que estão em situação de vulnerabilidade como se fossem escolha dos próprios. A mesma, levantou questões muito importantes como, por exemplo, a questão da saúde mental.

Muitas pessoas se veem negligenciadas pela falta de amparo dentro da própria família ou em situações de violência onde a única escapatória é fugir para as ruas. E os casos crescem a cada dia mais em baixo da ignorância do ser humano.

Neste mundo complexo e interconectado, é imperativo que reconheçamos a importância de ajudar o próximo e buscar meios para fazê-lo. Cada um de nós tem a capacidade de causar um impacto positivo na vida de outras pessoas, independentemente de quão grande ou pequeno seja.

A empatia e a solidariedade são valores fundamentais que sustentam a coesão social e promovem um mundo mais justo e compassivo. Devemos constantemente explorar oportunidades de voluntariado, doações e atos de retenção, e também refletir sobre como nossas escolhas diárias podem beneficiar não apenas a nós mesmos, mas também nossa comunidade e o planeta como um todo. Ao estender a mão ao próximo e buscar maneiras de ajudar, contribuímos para construir um mundo onde a compaixão e a colaboração sobre a indiferença e a divisão.

Imagens da Associação do Tio Cleobaldo.

A empatia é certamente um dos mais nobres sentimentos humanos. Para entender e ajudar o próximo é necessário se imaginar na condição dele. – Lázaro de Souza Gomes

Para entrar em contato com a Associação, você pode enviar um e-mail para: cleobaldotio@gmail.com ou pelo Telefone: (62) 98164-7604.

Fontes: https://empreenderemgoias.com.br/2023/09/14/valor-da-producao-agricola-goiana-bate-recordes/#pop-up-banner, https://www.agricultura.go.gov.br/comunica%C3%A7%C3%A3o/not%C3%ADcias/4385-rio-verde-%C3%A9-o-segundo-maior-produtor-de-soja-do-brasil.html.

https://www.agricultura.go.gov.br/comunica%C3%A7%C3%A3o/not%C3%ADcias/4385-rio-verde-%C3%A9-o-segundo-maior-produtor-de-soja-do-brasil.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *