Orgulho de ser Vilanovense pelo mundo

Imigrantes goianos pelo mundo apaixonados pelo Vila Nova F. C.
Tempo de leitura: 3 min
Maria Valente

Que o futebol é uma paixão dos brasileiros, não é segredo pra ninguém! Uma pesquisa realizada em 2022 pela Kantar Ibope Media, revela que 68% dos brasileiros dizem ser fãs do esporte. Que os brasileiros estão imigrando, também não é segredo para ninguém. Segundo o Ministério de Relações Exteriores, quase 4,6 milhões de brasileiros moram fora do país. 

Goianos residindo fora, falam sobre a paixão pelo time que têm em comum: Vila Nova F. C.  Brasileiros comentam como é a saudade do time do coração, a saudade de ir ao estádio e como fazem para matar um pouco a saudade de uma resenha brasileira em dia de jogos. 

Imagem enviada pelo entrevistado Yuri Silva.

Em entrevista ao Lab Noticias, Victor Gabriel, residindo no Reino Unido, e Yuri Silva, residindo em Portugal, comentam sobre o time de coração.

LN : Qual a sensação de vocês ao se juntarem para assistir ao jogo do Vila Nova? Mata um pouco a saudade do estádio?  

Victor Gabriel :”A sensação de ver um jogo com todo mundo é muito bom, você esquece todos os problemas, mata um pouco a saudade. Você estar reunido com amigos é um negócio de outro mundo.”

Yuri Silva:”Matar a saudade do estádio não mata! Mas de estar ali com uma galeria com um pensamento e com o mesmo propósito de querer estar sempre assistindo seu clube vencer, estar reunido é sempre importante. Estar fora do país, sem sua família, ter amigos que gostam das mesmas coisas, é um bom motivo para estar mais firme. A paixão pelo nosso clube é mais do que tudo.”

LN : O Vila Nova não ganha um campeonato goiano há 19 anos. Qual a expectativa de vocês em relação ao Goiano 2024? Acham que o Vila Nova ganha? 

VG : “Nós acreditamos que esse ano pode ser que ganhe, mas tá meio difícil. Porque os outros times também estão na disputa para ganhar, ainda mais para chegar na final, vão dar o máximo para ganhar o jogo. Mas o Vila esse ano tá bom para jogar, o time está melhor.”

YS: “A expectativa… 19 anos sem ganhar, é duas décadas praticamente, eu fico triste por não saber se haverá possibilidades de chegar na final, o resultado já está adverso [jogo de ida Aparecidense X Vila Nova]. Mas vamos acreditar até o final, mas é bem difícil, não acredito muito que será esse ano.” 

LN : Onde vocês costumam se reunir para assistir aos jogos? Qual a sensação por estarem todos juntos, conseguem matar a saudade do Brasil por estarem reunidos pelo mesmo propósito? 

VG: “Sempre estamos reunidos em Pob que é um bar brasileiro. Matar a saudade 100% não mata, mas dá para matar um pouco a saudade do Brasil, de ver o jogo no estádio ali. Todo amigo aqui para nós é uma família e todo mundo junto sempre vai fazer algo para nossa torcida, as pessoas sempre fazem o máximo para estar disponível para ver o  jogo.” 

YS : “O lugar que a gente costuma se reunir é na casa de um dos integrantes ou em cafés, que no Brasil seria bares, mas sem lugares específicos.”

Vila Nova F. C.

O time venceu a partida de volta no Hailé Pinheiro contra o Goiás, no Domingo (24/03) para as quartas de finais pela Copa Verde. O time avançou para semifinal da competição, mas ainda não tem seu adversário definido. 

Quarta feira (27/03) o time enfrenta o Aparecidense na semifinal do campeonato goiano no Estádio Onésio Alvarenga (OBA) para o jogo de volta. Aparecidense já entra em campo com vantagens por ter ganho o jogo de ida por dois a zero no Estádio Annibal Batista de Toledo.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *