Comércio se Prepara para o Fim de Ano com Abertura de 110 Mil Vagas Temporárias

Expectativa de Crescimento nas Vendas Impulsiona Abertura de Vagas no Varejo
out 31, 2024 , ,
Tempo de leitura: 2 min

O comércio brasileiro se prepara para as festas de fim de ano e prevê a criação de mais de 110 mil vagas temporárias, o maior número registrado nos últimos dez anos. A expectativa é de um crescimento significativo nas vendas, impulsionado pelo aumento da renda e do consumo, à medida que mais pessoas são empregadas.

Dados do site de empregos Indeed revelam um aumento de 45% nas ofertas de trabalho temporário em setembro de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior. A Confederação Nacional do Comércio (CNC) destaca que, em 2022, foram abertas 98.800 vagas temporárias, e a previsão para este ano supera essa marca.

“Só posso nomear um ponto positivo por conta que você pega a experiência e as vezes você pode inclusive receber indicações. O ponto negativo é a renda, é um pouquinho baixa por conta dos dias que são poucos” explica Eduarda que atua em trabalhos temporários.

Para quem busca um contrato de curto prazo, é importante lembrar que esse tipo de contratação tem prazo determinado, não podendo ultrapassar 180 dias, consecutivos ou não, de acordo com a legislação brasileira.

Profissões que cresçem nesse período

As profissões com maior crescimento incluem cargos operacionais e de apoio, como técnico de enfermagem (217%), auxiliar de logística (129%) e operador de empilhadeira (107%). No setor de vendas, as oportunidades para operadores de loja e estoquistas aumentaram 64% e 58%, respectivamente, enquanto as vagas para consultor de vendas cresceram 39%.

Em Goiânia, as contratações começaram um mês antes do previsto, com o objetivo de ter mais tempo de selecionar os melhores profissionais. Como parte desse planejamento, um shopping oferece capacitação de graça para quem está disputando uma das vagas.

Antes de começar, é importante adotar uma estratégia eficiente de busca de emprego e candidatura. O advogado trabalhista, Igor Carpina, explica quais são os beneficios do trabalho temporário para a empresa e para o funcionário.

“O benefício para a empresa é verificar a aptidão do empregado para determinada função, existem pessoas que não se adaptam em qualquer condição, por outro lado, para o empregado que gostaria apenas de conseguir um extra, ou até mesmo os jovens entrando no mercado de trabalho facilita na hora de escolher uma profissão a seguir” explica.

Com um mercado aquecido e em constante preparação para atender à demanda durante as festividades, o comércio brasileiro se mostra otimista para o final do ano.

IA utilizadas

Canva – para gerar imagem

Pinpoint – para trancrever áudio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *