Encontro de Brechós movimenta Goiânia durante feriado

Próxima edição do evento já tem data marcada: 4 de junho
Tempo de leitura: 3 min
Ana Júlia Cruz Costa

Após um ano do retorno presencial das atividades, o Encontro de Brechós movimentou o feriado da Padroeira de Goiânia, Nossa Senhora Auxiliadora (24). Realizado em frente ao Grande Hotel, na parte central da cidade, o evento já tradicional da capital goiana contou com mais de 100 brechós presentes. Além das peças de roupa, o local também ofereceu várias opções de comida, atrações musicais e um espaço para crianças. A entrada era gratuita.

Nas bancas que estavam montadas, o público pôde escolher entre peças novas e seminovas, plus size, infantis e até mesmo roupas de grife. Também houve oferta de sapatos, bijouterias, óculos de sol, entre outros acessórios. Segundo os organizadores do evento, quem opta por comprar em brechós consegue economizar até 80% nas despesas com itens de moda.

  • Visão lateral da praça de alimentação do evento
  • Banca de um dos brechós participantes com diversas peças de roupa
  • Visão de algumas bancas com opções de roupas e cosméticos

Debate: Moda Circular

Para além do impacto econômico que o Encontro de Brechós gera em Goiânia, o evento traz consigo aspectos ambientais e sociais. De acordo com a organização, cerca de 300 quilos de peças são recuperados em cada edição do evento, fortalecendo o que chamam de Moda Circular e Sustentável. Além disso, 95% das lojas presentes são lideradas por mulheres.

O que é Moda Circular?

Conceito que se refere ao ciclo de vida de um produto, desde o design até a comercialização. A ideia é incentivar a reutilização de roupas e acessórios.

Em fala para o Lab Notícias, Solange Porto, uma das responsáveis pelo Brechó Shopping, frisou a importância do evento para seu negócio. “Para nós mulheres, isso [Encontro de Brechós] é um reforço, agrega muito no orçamento familiar e não deixa de ser uma forma de empoderamento também.” A empreendedora de 56 anos também comentou que as vendas da última edição do evento foram excepcionais.

Neste Encontro do dia 24 de maio, o brechó Carmelitas também participou. Diretamente de Brasília, a idealizadora do Carmelitas, KK Mizuki, contou um pouco da transformação que esse tipo de negócio trouxe para a vida dela. No mercado há mais de 20 anos, Mizuki se emociona ao narrar o preconceito que sofria no início por ser dona de brechó e, hoje, a felicidade que sente ao ver as pessoas mais conscientes sobre a relevância dessa economia para a sociedade.

Frente do Carmelitas com banner indicando a loja
Banca do Carmelitas Brechó e Vintage (Foto: Ana Júlia Cruz Costa)

A próxima edição do Encontro de Brechós já tem data marcada: será no dia 4 de junho. Entretanto, a organização do evento ainda não divulgou o local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *