ONG realiza primeira reunião de articulação da 29ª Parada LGBT+ de Goiânia

Reunião pública recebeu diversas instituições e militantes da causa LGBT+ de Goiânia para discutir as principais etapas da parada na capital goiana
Tempo de leitura: 2 min
ERICK PIRES DA SILVA
Últimos posts por ERICK PIRES DA SILVA (exibir todos)

Na noite desta quarta-feira (27), a ONG Associação da Parada de Goiás (PARADA-GO), recebeu em sua sede, instituições e militantes da causa LGBT+ de Goiânia na primeira reunião de articulação da 29ª Parada LGBT+ de Goiânia para discutir as principais etapas a serem realizadas durante a parada que ocorrerá no dia 08 de setembro.

A organização da parada de Goiânia, este ano, está sobre a responsabilidade da ONG Parada-GO, contemplada com nota máxima no edital de 2023 da lei Paulo Gustavo, que trata do incentivo à cultura. O tema escolhido para 2024 foi Melhor Idade LGBT, Respeite Minha História, uma temática definida em 2020 sendo adiada devido à pandemia de Covid-19.

“Nos passamos 30 anos dizendo para as pessoas, saião do armário e se assumam, venha viver sua sexualidade, e agora elas estão envelhecendo, então nós temos que traçar cenários para acolher essa velhice LGBT que a gente chama de melhor idade”, argumentou o representante da Parada-GO, Marcos Silvério, ao explicar a escolha do tema.

1ª Reunião de articulação da Parada de Goiânia/ Foto: Erick Pires

A reunião aberta ao público abordou a construção da parada, a destinação dos espaços de participação, os eventos que iram compor a programação, a estrutura da Semana da Diversidade que antecede a parada, a divisão dos trios elétricos, espaços acessíveis e, além disso, estratégias preventivas para lidar com o calor.  Todas as decisões foram debatidas e retificadas pelo coletivo presente no encontro, modelo que será adotado na próxima reunião no dia 24 de abril.

Estiveram presentes na reunião o presidente da ONG Parada-GO, Francisco Mendes, o representante da ONG Parada-GO, Marcos Silvério; o representante da União Popular pelo Socialismo – Coletivo LGBTIA+ (UP), Beto Freitas; o diretor da Associação de Agentes LGBTI+ que Trabalham nas Diversas Instituições de Segurança Pública no Brasil (RENOSP-LGBTI+), Fabrício Rosa; o embaixador nacional da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), Victor Hipolito; o diretor do Cabaré das Divas, Deivid Delux; a presidente da Associação Goiana de Pessoas Trans (Unitrans Goiás), Cristiany Beatriz; o diretor cultural da Parada-GO, Wellysten Teodoro; o coordenador da ONG Art Gay, Daniel Mendes e outros militantes da causa LGBT+.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *