Estudantes de Administração estão aprendendo na pratica com entrega de marmitas para pessoas em situação de rua

O projeto GSA (Gestão Social de Administração) é uma extensão universitária que tem auxiliado alunos a tornarem-se profissionais melhores
Tempo de leitura: 4 min

 O projeto GSA (Gestão Social de Administração) é uma iniciativa do curso de Administração do Centro Universitário Sul-Americano (Unifasam), em parceria com o professor André Chagas de Souza. Ele visa unir teoria e prática ao proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em Administração da Produção de forma concreta.

 Os alunos têm se empenhado para realizar o projeto e o professor responsável fala um pouco sobre como iniciou essa iniciativa e suas dificuldades e importância para os alunos.

“O projeto se iniciou em uma conversa durante a aula da disciplina administração da produção em 2022, para incentivar os alunos a aplicar na prática da produção, visando evitar o desperdício. Esta atividade é importante para os alunos pois ajuda a desenvolvê-los e ajudar a criar habilidades que um administrador deve ter.

professor responsável pelo projeto André Chagas
equipe encarregada da terceira edição do projeto. Foto: instagram @projeto.gsa

Diversos alunos estão à frente do projeto responsáveis por diversas atividades durante a entrega de marmitas e o aluno Samuel Barbosa, estudante, e um dos integrantes da comissão organizadora comentou e deu detalhes de como é feita a entrega das marmitas.

As marmita é feita no prédio do professor responsável e os voluntários se reúnem no local para as montagens e se organizam para entrega. A entrega é feita juntamente com a prefeitura que oferece uma Van para nos auxiliar na entrega, nós entregamos em pontos estratégicos em que o número de moradores de rua são maiores, como o centro de Gôiania e Campinas.

 Samuel Barbosa, estudante, e um dos integrantes da comissão organizadora

O projeto GSA tem servido para integração de outros cursos, como o curso de jornalismo. A estudante do quinto período da Unifasam, Lara Luiza, fala a sua experiência sobre como é o aprendizado em cobrir o evento na prática:

Cobrir o evento foi muito legal, entrevistei todos os patrocinadores e alguns alunos que quiseram falar sobre a participação. Senti uma dificuldade maior na entrega das marmitas: algumas pessoas não gostavam de ser filmadas, principalmente por se tratar de uma questão mais vulnerável, mas o preparo e a embalagem foi muito tranquilo. O que achei mais interessante foi que grande parte dos patrocinadores eram os próprios alunos, inclusive na época eu também participei como patrocinadora.

 Lara Luiza, estudante, responsável pela divulgação do projeto na 2° edição

Os responsáveis do projeto deixam em aberto para a população um modo de ajudar com doações de alimentos e valor monetário. Para que essa ação social tenha continuidade, basta procurar o professor na Unifasam e solicitar o pix para ele para que possa fazer doação para projeto.

Projetos de extensão

A ação social dos alunos de administração é conhecida como extensão universitária, um projeto que tem crescido entre as universidades. Tem sido comum alunos tendo experiências da vida profissional antes de se formarem. A Universidade Regional de Blumenau – FURB realizou uma pesquisa falando sobre o assunto:

A extensão universitária possibilita a formação do profissional cidadão e se credencia, cada
vez mais, junto à sociedade como espaço privilegiado de produção do conhecimento
significativo para a superação das desigualdades sociais existentes. Surgiu, no início de 2002,
o Projeto de Extensão “Construir”, que tem como objetivos (i) fortalecer organizações
populares e, assim, contribuir no desenvolvimento sócio-econômico-ambiental de
comunidades, especialmente as carentes, prestando serviços e orientações técnicas no setor de
construção civil de edificações, para que sejam construídos equipamentos comunitários de
boa qualidade, menor custo e ambientalmente corretos e (ii) oportunizar aos acadêmicos
extensionistas, convivência com a realidade social e prática profissional.

Sheila Elisa Scheidemantel – Mestre em Engenharia Ambiental
Ralf Klein – Mestre em Engenharia Civil
Lúcia Inês Teixeira – Mestre em Engenharia Civil

O Projeto de Extensão “Construir” do FURB e uma extensão do curso de engenharia na qual alunos realiza construções em comunidades carente usando em prática o que aprenderam durante o curso, essas atividades, auxilia que alunos tenha experiencias no mercado de trabalho e que possa se tornar profissionais melhores

E em Goiânia, a UFG tem realizado atividades que buscam fomentar a extensão universitária, realizando pesquisas que possam incluir como extensão universitária, exemplo são as atividades que o curso de medicina realiza aferindo pressão arterial de estudantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *