- Números de obesidade infantil em Goiás preocupam especialistas - 11 de agosto de 2023
- A população brasileira se encontra mais ansiosa neste primeiro trimestre de 2023 - 7 de julho de 2023
- A 24a Edição do Fica está ocorrendo na cidade de Goiás - 16 de junho de 2023
O Fica é um dos mais importantes festivais de cinema ambiental no mundo, o festival sempre busca trazer reflexões e debates de alto nível entre a relação do homem com a natureza. O evento sempre reúne grandes pensadores e líderes para debaterem e discutirem sobre o presente e futuro tanto do planeta quanto da humanidade.
Nesta edição foram inscritos 540 filmes para a Mostra Competitiva do Fica, no quais 277 são da Mostra Internacional Washington Novaes, 223 são da Mostra do Cinema Goiano e 40 da Mostra Becos da Minha Terra de Curtas Vilaboenses.
O festival é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria do Estado da Cultura (Secult), com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (FRTVE). O evento também conta com outras parcerias, como a Secretaria de Estado da Retomada, Goiás Social, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da Cidade de Goiás.
Apresentações Culturais e Mostras
O evento conta com mais de 70 apresentações culturais, entre elas estão shows, filmes, artistas locais, regionais e internacionais. A mostra exibe curtas e longas metragens nacionais e internacionais, onde eles irão competir em três categorias.
Na Mostra Internacional Washington Novaes, a principal do Festival, foram selecionados seis longas- metragens e oito curtas-metragens, sendo que seis desses filmes são estrangeiros, já os outros oito são brasileiros, e entre eles há três de produção goiana. Já a Mostra de Cinema Goiano irá exibir 14 filmes, como o nome já deixa entender, ela exibirá lançamentos de curta goianos e revelará novos talentos da produção audiovisual. A Mostra Becos da Minha Terra, que exibe produções da cidade de Goiás, vai exibir 10 filmes.
O Fica também exibirá filmes de grandes sucesso internacional, como “A Flor do Buriti”, filme premiado no Festival de Cinema de Cannes. A sessão desse filme será no dia 17/06 às 19h30. Logo após a exibição do mesmo terá um bate papo com os diretores e atores Hyjnõ Krahô e Cruwakwyi Krahô.
Outro filme que será exibido é o “Quando falta o ar”, filme pré-listado para o Oscar 2022. assim como no dia anterior, no final da exibição do longa, também haverá um bate-papo com a diretora Ana Petta e o montador Paulo Celestino.
Shows
No dia 16/06 (sexta-feira) a programação contará com shows regionais e nacionais. Às 21 horas a Banda Madá irá se apresentar no Palco Mercado Municipal, já às 22 horas a cantora Maria Rita estará na Praça de Eventos realizando seu show.
No sábado, dia 17/06, o cantor Criolo também marcará presença, assim como os cantores Roberto Menescal e Wanda Sá, que estarão fazendo show lá no dia 18/06 no domingo e último dia do evento.
Nova plataforma de Streaming
Essa 24a edição do festival traz novidades para aqueles que gostam do evento, mas que por alguma razão não podem participar, esse ano o Fica conta com uma nova plataforma, onde fãs do mundo todo podem assistir e curtir a programação a distância e ainda poderão votar nos filmes da mostra competitiva.
O acesso a essa plataforma se dá pelo site FicaTv, ele é totalmente gratuito. Nele se pode assistir os filmes premiados das edições anteriores do Festival e também os filmes do evento deste ano.
Por meio da Inteligência Artificial, o LabNotícias utilizou aplicativo de transcrição de áudios Pinpoint, para transcrever a entrevista dada pela Hayane Bonfim, estudante de Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás de 19 anos. O Pinpoint é uma ferramenta de pesquisa, que auxilia jornalistas e acadêmicos a explorar e analisar coleções de documentos.
Com ele, é possível fazer upload e pesquisar por palavras, frases, lugares, organizações e pessoas em milhares de documentos, imagens, e-mails, observações escritas à mão e arquivos de áudio.
Hayane fala o que espera do evento: “Bom, eu nunca fui no Fica, mas eu espero poder ir e participar das oficinas, desejo que seja experiência bem legal e diferente, porque querendo ou não é um festival e lá terá filmes que a gente não vê no circuito principal de cinema. São filmes que a gente não veria, por exemplo numa franquia de Shopping então é muito interessante, principalmente pelo motivo de nós assistirmos filmes que estão produzidos tanto aqui no Estado Goiás, quanto em outras regiões”.
“Também eu espero curtir muito os shows que vão ter lá, porque vai ser um evento que une não só entretenimento, como também consciência ambiental e social e tudo isso num evento só, acho que vai ser muito legal”, diz a estudante.
[…] obras premiadas em edições anteriores do Festival, além daquelas que concorrem neste ano, em sua 24ª edição. São mais de 50 filmes, e a votação referente às metragens que concorrem ao prêmio do Júri […]