- Últimos 12 meses são os mais quentes da história - 11 de junho de 2024
- Aumentam os registros de ataques de cães no Brasil - 10 de junho de 2024
- Como o esporte impacta a vida das crianças obesas no Brasil - 13 de maio de 2024
O futebol americano é um esporte que faz muito sucesso nos Estados Unidos, porém não é muito conhecido no Brasil. Mesmo não sendo muito conhecido, o país conta com várias equipes, torneios e premiações. O Goiânia Saints Futebol Americano por exemplo, surgiu em Dezembro de 2017. O cenário full pad estadual (todos os equipamentos necessários para a prática de futebol americano) atualmente conta com apenas dois times representando o estado de Goiás, o Goiânia Rednecks e o próprio Goiânia Saints.
Devido a pandemia os times entraram em um longo recesso de treinos, parando em 2019 e voltando as atividades intensas somente no ano passado, em 2023. Mesmo com treinos de pouca intensidade em 2022, a equipe ainda conseguiu ficar em sexto lugar da segunda divisão do brasileiro perdendo apenas um jogo.
Um dos fundadores da equipe, Pedro Henrique de Oliveira Silva e Brito, falou sobre qual o patamar o clube deseja alcançar.
‘Estamos indo com força total para essa temporada, já ganhamos o primeiro jogo, e estamos vislumbrando ganharmos todos os jogos dessa segunda divisão, para passar as próximas fases, e quem sabe ano que vem estar na primeira divisão do campeonato brasileiro, sonhamos em ser referência e campeões nacionais’, Pedro também comentou sobre o processo de seletivas e escolha de novos atletas.
‘Sempre realizamos pelo menos uma ou duas peneiras no início do ano, e geralmente uma no meio do ano quando vemos necessidade de novos atletas. Os treinos são realizados a noite e infelizmente o esporte é amador, e muito caro, então isso acaba afastando alguns atletas’, disse o fundador.
Para os fãs goianos que desejam acompanhar mais de perto esse esporte e buscar um time para torcer, o estádio Olímpico costuma ser a casa do Saints em Goiânia.