Tempo de leitura: 2 min

Goiânia é conhecida por ser uma terra quente, no cerrado a capital do estado de Goiás, registra com frequência temperaturas com mais de 30ºC, e em algumas épocas do ano os termômetros registaram temperaturas mais amena. Esse ano tivemos a madrugada mais fria em 45 anos da história da cidade, a temperatura chegou a 2,7ºC, isso causou uma susto nos Goianos que tiveram dificuldades de lidarem com tanto frio.

De acordo com Gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás – CIMEHGO André Amorim estamos passando por um período seco, pois esse período de estiagem ele é critico em varias situações que envolve a questão da Amplitude térmica. Segundo ele “Em poucas horas os goianos tem a experiência de sentir o calor e frio, eles saem de casa com blusa para se aquecerem e ao longo do dia vão percebendo que a temperatura esquentou”. Ele explica sobre que a umidade do ar que vai na contra mão dessa situação, pois ela cai bastante e chega ficar em situação de alerta.

Temperatura de Goiânia é marcada pelo frio extremo ultrapassando o frio do Alasca.

Na quinta-feira dia 19 de maio os termômetros registraram na capital Goiana 5ºC, enquanto no Alasca estava um pouco mais agradável 6ºC, o segundo dia de frio intenso em Goiás também fez o estado registrar temperaturas mais baixas do que no Alasca e outras cidades que o clima frio é predominante, Sibirskiy na Sibéria estava 11ºC, já em Oslo, capital da Noruega, o termômetro registrou 14ºC. Para os Goianos acostumados com altas temperaturas, esse climinha frio é uma grande novidade. Durante esses dias em que a temperatura caiu os Goianos precisaram tirar os casacos do armário e se readaptarem a um frio que não se via a muito tempo por aqui.

Se compararmos o Alaska que tem 1.477.953 km 2 ao estado de Goiás tem 340.086 km 2 segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE, vemos a grande diferença territorial dos dois, vale ressaltar que no Alaska  os invernos são extremamente frios, longos e o verão é muito curto. As temperaturas na maior parte do ano tem valores abaixo de zero com temperaturas mínimas, que variam entre -29°C no inverno e 2°C nos meses de verão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *