- Obesidade infantil no Brasil: desvendando as tendências e impactos através dos dados - 11 de agosto de 2023
- Redução da área florestal do Brasil: impactos aos biomas e ameaça à biodiversidade - 7 de julho de 2023
- Enem 2023: prazo para realizar inscrições termina nesta sexta-feira; confira detalhes - 16 de junho de 2023
As meninas da seleção brasileira de vôlei iniciaram a segunda semana do Campeonato Mundial com vitória. Nesta terça-feira (4), a vítima da vez foi a Itália que, num jogo de viradas, deu trabalho para o Brasil. A partida se estendeu, foi decidida apenas no tie-break e as brasileiras saíram vitoriosas por 3 sets a 2.
Após fazer uma bela campanha na primeira fase – com 4 vitórias em 5 jogos – e conquistar uma classificação antecipada, a equipe feminina do Brasil iniciou a semana com o primeiro desafio da segunda rodada da competição: enfrentar a favorita ao título.
Em busca do Mundial, campeonato que a equipe feminina ainda não conquistou em sua história, as comandadas por José Roberto Guimarães travaram um confronto duríssimo contra a seleção italiana, com parciais de 20/25, 25/22, 25/22, 21/25 e 15/17.
Viradas e jogo longo
Em clima de revanche pela final da Liga das Nações deste ano, em que o Brasil foi derrotado na final pela Itália, as brasileiras venceram o primeiro set e saíram na frente no placar. Contudo, as italianas empataram a partida na segunda parcial em disputa acirrada pelos pontos.
O mesmo placar se repetiu no terceiro set e a equipe adversária virou o jogo, colocando a seleção em uma posição desconfortável: era vencer ou vencer para evitar uma derrota por 3 a 1. O Brasil reagiu diante da pressão e empatou novamente o confronto, levando a disputa para o tie-break.
Como já era de se esperar, a intensidade e a qualidade das equipes proporcionaram um verdadeiro show de voleibol. Ponto a ponto, a partida caminhou para um quinto set mais extenso, que finalmente acabou trazendo a vitória e alegria para as jogadoras e torcedores verde-amarelos.
Paola Egonu foi a maior pontuadora geral da partida. Já Gabi, ponteira e capitã da seleção brasileira, foi a responsável por anotar 30 pontos e ser a maior pontuadora do Brasil. Ao lado dela, toda a equipe contribuiu coletivamente para mais um triunfo na competição e para acabar com a sequência de invencibilidade da seleção italiana.
O próximo confronto do Brasil será contra Porto Rico, quinta-feira (6), às 11h, horário de Brasília. A transmissão será pelo canal Sportv 2.
Confira os outros resultados da rodada:
Japão 3 x 1 Bélgica
Tailândia 1 x 3 Canadá
EUA 3 x 1 República Dominicana
Turquia 3 x 0 Alemanha
Holanda 3 x 1 Argentina
Sérvia 3 x 0 Polônia
Foto em destaque: CBV/Twitter
Esse texto foi produzido pela equipe da Arquibancada, de autoria de Júlia Laiany e revisão de Tayná Freitas.
[…] disputa pelo terceiro lugar, protagonizado por Itália e Estados Unidos, concretizou a boa trajetória da equipe italiana durante toda a competição. Após aplicar 3 sets a 0 sobre as americanas, as […]