O coletivo Juntos! organiza campanha para que novas eleições do DCE ocorram

A gestão anterior, "Oposição para Mudar", deveria ter encerrado o mandato à quatro meses e, no entanto, não houve eleições para que uma nova direção fosse instaurada
dez 17, 2023 , , ,
Tempo de leitura: 6 min

Fundado em 1979, o Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFG) é a entidade de representação estudantil máxima da Universidade Federal de Goiás e, em tese, prima por ser uma organização que tem como objetivo representar o corpo discente, levando suas reinvindicações, ideais e propostas, para a criação de um ambiente universitário mais democrático e consciente. É através do DCE que a classe estudantil pode garantir seus direitos como respeito à comunidade discente, qualidade de ensino, questões estruturais e tudo que envolve a Universidade e os estudantes.

Em agosto de 2022, a Chapa 1, “Oposição para Mudar”, foi eleita pela comunidade UFG com 56,2% dos votos e assumiu a direção do Diretório Central dos Estudantes. Ser uma gestão que luta em defesa da democracia, autonomia dos estudantes universitários e a luta por mais investimentos na educação foram algumas das propostas feitas em campanha para o mandato da Chapa, que duraria um ano. Entretanto, mesmo quatro meses após o fim do mandato, nenhuma eleição foi convocada, o que levou alguns grupos a organizarem uma campanha pela mobilização de novas eleições do DCE.

O coletivo Juntos! mobilizou, assim, uma ação nas redes sociais e nos corredores do Campus Samambaia exigindo um movimento estudantil democrático e o estabelecimento de novas eleições. Mediante a campanha, o Diretório Central dos Estudantes convocou os Centros Acadêmicos para o Conselho de Entidades de Base (CEB) no dia 19 de Dezembro, às 19 horas, com o objetivo de pautar o processo eleitoral para a eleição do DCE. Victor, integrante do coletivo Juntos! e estudante de Engenharia Civil na Universidade Federal de Goiás, foi um dos porta vozes por trás dessa mobilização.

cartaz divulgado pelo coletivo juntos! em uma mobilização por novas eleições e em oposição a atual gestão do dce
Reinvindicação do coletivo Juntos! Goiano
Fonte: Reprodução via Instagram, @juntos.go

O Juntos! é um coletivo de juventude socialista, com atuação do Movimento Estudantil, que aposta nas mobilizações sociais e no enfrentamento cotidiano para arrancar vitórias para os estudantes, para a juventude, para a classe trabalhadora brasileira e, temos essa lógica de mobilização permanente para pautar nossas ações independente contra quem ele seja. Somos um coletivo que começou a se estruturar na UFG a relativamente pouco tempo e estamos mobilizando diversos Centros e Diretórios Acadêmicos, estudantes e outros coletivos que atuam no Movimento Estudantil para essa pauta por novas eleições.

Lab Notícias: Por que há essa reinvindicação por novas eleições do DCE?

A atual gestão foi eleita pelo pleito de um ano, em agosto de 2022, e deveria ter entregue a gestão em agosto desse ano, precisamente até o dia 13. E isso não aconteceu, eles não marcaram o Conselho de Entidades de Base (CEB) à tempo, a reunião dos Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos que tira o calendário para novas eleições. E além da falta de eleições, acredito que há uma insatisfação geral do corpo discente da UFG pelo imobilismo da atual gestão. Então, fomentaram um processo antidemocrático por não terem chamado essas novas eleições e é muito caro devolver o DCE para a mão dos estudantes, ter um DCE que atue, de fato, com mobilização, enfrentamento, que esteja presente nas pautas. Recentemente, um exemplo grave de como atuou essa gestão foi a total nulidade que a nossa principal entidade de representação lidou com a luta dos estudantes trans para a aprovação de cotas, para resolver as questões de moradia estudantil.

Esses foram exemplos mais recentes, mas foram uma tônica do que foi esse um ano e quatro meses. Imobilismo total, burocratização da entidade, distanciamento do cotidiano dos estudantes. Então, além dessa pauta democrática por novas eleições, é muito importante ter de volta um DCE ativo, com capacidade de atuação concreta, para defender o interesse da juventude e dos estudantes da UFG.

Lab Notícias: Quais são as expectativas quanto ao Conselho de Entidades de Base (CEB) a respeito do processo eleitoral que será promovido no dia 19 de dezembro pela atual gestão do DCE, a “Oposição para mudar”?

O CEB foi convocado, com muito atraso e muita pressão. E apesar de ter sido marcado, até hoje (sexta-feira, 15 de dezembro), não foi divulgado onde vai acontecer esse Conselho, o local é desconhecido. Então, continuo apostando na desmobilização, na desinformação e a expectativa é que esse CEB atrase nosso calendário, que consigamos o quanto antes marcar novas eleições. O CAs e os DAs, que é quem constrói o CEB, em sua grande maioria, estão indignados e insatisfeitos com o que foi feito e a ideia é reestabelecer a legitimidade do DCE, para que tenhamos uma eleição que esteja nos conformes do rito democrático e a nova gestão assuma no próximo ano.

Lab Notícias; Além de requererem por novas eleições, o Juntos! possui algum planejamento envolvendo a nova direção do DCE?

O Juntos! tem como planejamento para a próxima eleição construir uma Chapa de oposição que unifique todos os setores consequentes do Movimento Estudantil, os setores que tem dependência em relação ao Governo Federal, com relação a Reitoria da Angelita, que tem dificultado muito a atuação dos estudantes e à conquista de pautas estudantis. O atual DCE não tem capacidade e condições objetivas de fazer esse enfrentamento porque existem acordos ali e nossa ideia, então, é construir uma Chapa de esquerda que unifique os Centros e Diretórios Acadêmicos, todos os estudantes que estiverem dispostos e todos os coletivos em uma Chapa unificada de oposição programática, com programas de enfrentamento e de independência, que paute tanto pautas locais quanto pautas nacionais. A gente do Juntos! batalha para conseguir unificar todos os setores combatentes numa Chapa para devolver o DCE para a mobilização.

Lab Notícias: Como o corpo estudantil pode estar se mantendo informado ou participando do processo envolvendo as eleições do DCE?

Infelizmente, a atual gestão do DCE não tem sido capaz de se comunicar com a base estudantil e, nesse momento, para quem quer se manter informado do processo, é importante buscar seus Centros e Diretórios Acadêmicos, sua representação de curso e questionar como estão sendo levadas as coisas. Acredito que os CAs e os DAs têm feito um bom trabalho de comunicação e é o que temos para nos manter informados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *