Tempo de leitura: 4 min
Tayná Freitas
Futebol society feminino ufg
Treino de sábado (12) no campo da pista de atletismo da FEFD – UFG. Foto por: Tayná Freitas.

Entre 21 e 26 de novembro, Goiânia sediará as competições dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de futebol feminino e masculino 7, assim como o de rugby 7, no Sesi Clube Ferreira Pacheco.

As equipes participantes da competição de futebol feminino são da UniAteneu e Unifor, do Ceará; UNINASSAU, do Pernambuco; Multivix, do Espírito Santo; Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universo, de Goiás; UFERSA, do Rio Grande do Norte e a Universidade de Brasília (UnB), do Distrito Federal. Na divisão masculina, são todas essas, com adição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a UFRN.

A competição de rugby contará com atletas da UniAteneu, UNINASSAU, e Universo, no feminino. No masculino, participam as seguintes instituições de ensino: UniAteneu, Universidade Federal de Uberlândia, UNINASSAU e Uni Santanna, de São Paulo.

O chaveamento das equipes para a competição ainda não foi divulgado.

Futebol Society Feminino

O pouco tempo para treinar não impediu as atletas de darem tudo de si, competindo entre si e com participante externo. Foto por: Tayná Freitas.

Apesar de ter descoberto que participaria do JUBs faltando em torno de um mês para as competições, a equipe de futebol feminino da UFG conseguiu realizar seletivas e treinos preparatórios para os jogos.

O treinador voluntário da equipe da federal da casa, Kleyson Sézar, disse que a preparação para a competição foi direcionada a treinos físicos. “O treino é dividido em algumas partes, pensando em um aquecimento livre com ou sem bola. […] Uma parte física misturando corrida com exercícios físicos, outra tendo elementos técnicos e outra tendo elementos táticos. E por último, um jogo”, afirmou.

Acredito que pelo fator tempo de treino e preparação para a competição, podemos sair prejudicados. Porém, o jogo é jogado e cada partida é única, e assim podemos surpreender as outras equipes. Temos atletas de qualidade técnica muito boa, que podem me surpreender em uma partida.

explicou Kleyson, quando questionado sobre as chances da equipe feminina no JUBs.

Mesmo na corrida contra o tempo, 12 atletas foram selecionadas e os treinos aconteceram principalmente às quintas, pela parte da noite, no campo da pista de atletismo da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD), e também aos sábados, a partir das oito da manhã.

Expectativas para o JUBs

Treino da última quinta (17). Mesmo depois de um dia no meio da semana, as atletas compareceram ao treino. Foto por: Tayná Freitas.

Com os jogos do futebol 7 começando a partir de terça, a meio campo Adna Oliveira demonstrou bastante animação para as partidas. “As minhas expectativas são as melhores possíveis, conseguimos construir uma equipe muito dedicada e estamos treinando forte para a competição”, explicou.

Os treinos de quinta tinham início às sete da noite e terminavam em torno das 21h, porém a adesão das atletas era grande, aliado a uma forte dedicação para com a equipe.

O time está esperançoso e estamos focadas em apresentar o melhor futebol possível.

complementou Adna.

Júlia Camila, caloura de Educação Física na UFG e integrante do time de society feminino, expressou estar feliz em poder ter a chance de competir no JUBs vestindo a camisa da Universidade.

As minha expectativa é que a UFG consiga chegar perto da final. […] Acho que os outros times estão mais preparados que o nosso, pois treinamos pouco em relação às outras equipes. […] Eu sempre quis representar uma instituição grande como a UFG, e fico muito feliz em poder fazer parte disso, […] independente de chegarmos ao pódio ou não.

Participe da equipe

Criado em 2019, o time de futebol society feminino da UFG competiu nos Jogos Universitários Goianos (JUGs) de futebol de campo no ano seguinte, em 2020. Kleyson relata que a maior dificuldade da equipe é a falta de participantes, porém o ingresso é aberto para toda a comunidade discente da UFG.

Para entrar em contato e se informar mais, envie uma mensagem no Instagram do futebol feminino 7, no @fut.feminino.ufg.

Foto em destaque: Tayná Freitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *